5.6.09

O Brasil e sua música

Bom diaaa!!! Aqui é a Ka com mais um post. Mas, antes, vou deixar um video pra vcs muito bom, mas muito mesmo http://www.youtube.com/watch?v=Ywu1DeqXTg4
e depois vcs vem a sequencia do Who beats who, pq é com bonecos tbm mas dá pra jogar pelo youtube.

Vamos falar de um dos meus assuntos preferidos: a música.
Sim, a música, pq se eu pudesse colocar um tema pra cada coisa que eu fizesse, haja música.
Bom, vamos começar assim; quando eu era pequena, eu queria muito mesmo aprender a tocar violino (pq eu amo violino) e piano. Acontece que tinha uma escola alí perto de casa que dava aulas de graça, problema seria comprar o bendito do violino e piano... bom, como vou enfiar um piano em casa? Meu pai teve a brilhante idéia de me dar um violino de brinquedo. Ainda bem que eu me contentei com um de brinquedo.
Já explico: gente, vcs já viram como músicista ganha dinheiro lá fora? Um simples cara que vai num bar pra tocar Jazz a noite consegue faturar uma graninha boa até. Uma pessoa consegue ganhar bolsa de estudos pra uma faculdade de música, entrar em alguma banda ou orquestra e faturar bem. But, como eu disse, lá fora.
Vcs já viram como é a situação aqui no Brasil?
Lógico que nós temos a nossa cultura musical. Sim, temos desde bandas de raiz até as pessoas que conseguiram reformular um pouco e ficou um som bom. Mas, mesmo assim, música aqui não é apreciada como deveria ser. O que o povão gosta? Bom, Calypso, Latino (ele canta algo? ô.õ), Kelly Kei etc, fora outras anomalidades que eu vou me poupar de citar aqui.
Esses dias eu estava assistindo com meu tio um canal na tv a cabo e passou um programa, o America Got Talent (similar ao Britain, tadinha da Susan, merecia ter ganhado), e o que me impressionou foi que tinha uma família de musicistas se apresentando pra ganhar o prêmio. Veja bem: era uma família, na qual todos cantavam, dançavam e viviam, acredite ou não, em uma casa muito boa pros padrões brasileiros de uma mesma família de músicos.
Vejam outra coisa tbm; lá fora, qualquer músico que se preze consegue pelo menos comprar um apartamento decente pra viver. Isso se ele ainda estiver começando carreira e tals. Tudo bem que ele tbm vai passar dificuldades, mas nem tanto. Ele só vai começar a ter dinheiro mesmo uma vez que ele começa a ficar conhecido.
Aqui no Brasil não. Nem o músico bom, mesmo sendo conhecido, consegue morar num lugar bom. Ele só vai conseguir quando ele for bastaaaaaaaaaaaaaaaaaante conhecido e mesmo assim, uma vez ele ficando velho, cai no esquecimento e se ele tiver sorte, consegue um show aqui e outro alí.
A mesma coisa acontece com aqueles que querem entrar numa sinfonica. Aqui no Brasil, se ele não conseguir sair daqui pra tocar em outro país ou não conseguir entrar numa sinfonica, pode ter certeza que se ele não fizer um milagre acontecer, ele tá f... .
Quanto aos estudos, é tão precário quanto uma escola pública. Sim, pq são poucas as faculdades que tem esse tipo de estudo, muitas são pagas, muitos tentam a USP (que é "pública" em termos), poucos conseguem fazer pelo menos um intercâmbio e a minoria consegue sair daqui pra uma carreira lá fora.Os que ficam, tentam a sorte e muitos não conseguem muita coisa. E aqui tem tanto músico bom, sabe. Talentosos, inteligentes. Muitos aprenderam a tocar sozinhos e outros vem de famílias de músicos.
Taí o pq do meu pai ter me dado um violino de brinquedo. Ainda quero aprender, mas sei que não ia me contentar em só tocar pq eu gosto. Mas, enfim, um dia a situação do nosso país muda e quem sabe num futuro próximo as pessoas dexem de ouvir Latino pra algo mais apropriado, né?

Me despeço de vcs.

Bjos da KA

Nenhum comentário:

Postar um comentário